Todo apoio ao avanço da luta pela terra indígena no Mato Grosso do Sul e Noroeste do Paraná!

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia manifesta sua solidariedade à luta dos povos indígenas pela reconquista de seus territórios originários, em particular aos avanços realizados no mês de julho na região do Mato Grosso do Sul e Noroeste do Paraná. Em Guaíra e Terra Roxa (PR) os indígenas organizados entraram em três áreas; no Mato Grosso do Sul retomaram três pontos em Juti, Caarapó e Douradina.

Imediatamente as forças do latifúndio se organizaram e saíram ao ataque. Em todas houveram investidas de pistoleiros às retomadas, sendo que uma liderança foi baleada e outro foi preso quando fazia compras no município, em Douradina (MS); também uma jovem foi atingida com um tiro na perna em Caarapó (MS). Além disso, houveram diversas manifestações organizadas pelo latifúndio e seus capangas no intuito de enfraquecer a luta dos indígenas. O deputado da extrema-direita Rodolfo Nogueira (PL/MS) foi na porta da retomada Panambi-Lagoa Rica agitar latifundiários para atacar os indígenas, se promovendo como “anti-invasão”. Em Terra Roxa (PR) latifundiários organizaram manifestação no intento de expulsar os indígenas das áreas ocupadas, e em Guaíra (PR) o Sindicato Rural se pronunciou cobrando celeridade da atuação das forças policiais na repressão e reclamando a aprovação imediata do Marco Temporal. Também no Paraná um ativista do CIMI – Conselho Indigenista Missionário foi ameaçado por um grupo de homens armados, organizados pelo latifúndio.

Todos estes ataques são em vão, pois não paralisarão a luta dos povos indígenas. Exemplo disto é a retomada Taquara, em Juti (MS), que após primeira tentativa de ocupação dos indígenas ser repelida pelos pistoleiros, bastaram poucos dias para que se reorganizassem e tomassem de vez o território. Por isso nos solidarizamos com a luta dos povos indígenas, bem como toda luta pela terra que tem avançado em nosso país.

PAREM OS ATAQUES ÀS RETOMADAS!
VIVA A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS!

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe

Deixe um comentário