Correspondendo ao chamado da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, no dia 27 de maio, dezenas de estudantes da Universidade Estadual de Maringá ocuparam o bloco de Geografia para prestar solidariedade ao povo palestino e denunciar o genocídio cometido pelo Estado de Israel.

A atividade teve início durante a noite, com um cine-debate organizado pelo Centro Acadêmico de Geografia – cageo – da UEM, e com apoio do departamento de Geografia. Mais de 80 estudantes assistiram e debateram o filme 5 Câmeras Quebradas, de Emad Burnat, que retrata o dia a dia de uma família de palestinos em meio à ocupação sionista. O filme tocou profundamente a todos, demonstrando a coragem do povo palestino e a gravidade dos crimes de Israel.


Após a conclusão do documentário, cerca de 20 estudantes permaneceram na universidade, onde acamparam durante toda a noite, emulando o exemplo das ocupações realizadas nos EUA e Europa. Por mais que fosse a noite mais fria do ano e os termômetros marcassem míseros 3°C, os estudantes mantiveram-se firmes, aquecidos pelo exemplo de luta do povo palestino. Cantando canções combativas e organizando-se para as manifestações que tomariam Maringá por completo já na manhã seguinte, todos refletiram sobre o papel do movimento estudantil combativo e reafirmaram sua decisão de seguir lutando pelas causas do povo brasileiro e pelo internacionalismo!