Na manhã do dia 03/06, estudantes secundaristas do grêmio estudantil do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck realizaram, em conjunto com os grêmios estudantis do colégio Laranjeiras, Floriano Peixoto e José Marcondes, uma grande mobilização em frente ao colégio para denunciar o projeto “Parceiros das Escolas” do reacionário Ratinho Jr., que visa privatizar a gestão de 200 escolas públicas no estado do Paraná. Sendo uma delas o colégio Gildo.
A manifestação começou em frente ao colégio, onde os estudantes fizeram o trancamento parcial da Rua Mal. Cândido Rondon, fazendo com que os carros parassem durante alguns segundos para receberem panfletos feitos pela Executiva Paranaense dos Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) e pela APP-Sindicato. Durante a panfletagem, os estudantes entoavam palavras de ordem como “É greve, é greve, de ocupação! Nem sucateamento, nem privatização!” e “Só a luta radical, que muda a situação! Greve geral de ocupação!”




Após a distribuição de cerca de 700 panfletos, os estudantes saíram em ato até a praça “Laranjinha” e, em seguida, retornaram à frente do colégio. Durante o deslocamento, os estudantes secundaristas entoavam “Trabalhador, olha pra cá! Eu estou na rua para o seu filho estudar!”. Além disso, distribuíram panfletos aos trabalhadores dos comércios por onde passavam.
Muitos professores e pais acompanharam o deslocamento dos estudantes, demonstrando solidariedade à mobilização do grêmio estudantil. Com muito ânimo, os estudantes tomaram a frente, erguendo faixas e cartazes contra a privatização. A manifestação contou com a participação de cerca de 100 pessoas.



Ao final da atividade, os estudantes convocaram todos os presentes para participarem do ato organizado pelo grêmio amanhã (04/06) às 07h30 no centro da cidade.
Este é mais um exemplo da capacidade dos estudantes que, de forma independente, se organizaram e mobilizaram seus colegas e professores para estarem presentes e denunciarem esse projeto privatista do reacionário Ratinho Jr.
SÓ A LUTA RADICAL QUE MUDA A SITUAÇÃO, GREVE GERAL, DE OCUPAÇÃO!
VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA!