No dia 23/05, cerca de 50 estudantes de pedagogia, licenciaturas e secundaristas compareceram ao Pré Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, organizado pela Executiva Amazonense de Estudantes de Pedagogia em parceria com a Frente Contra o NEM de Manaus. A atividade foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas e teve como tema “Em defesa da escola e universidade públicas! Pelo currículo científico nas escolas e na formação dos professores!”.
O evento ocorreu em formato de palestra e contou com as professores da Faculdade de Educação Dra. Silvia Conde, uma das fundadoras da Frente Contra o NEM na cidade, a Dra. Gisele Cardoso, destacada ativista em defesa da luta palestina, assim como um representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, tendo a própria Executiva Amazonense mediado o evento.
Durante a mesa, o representante da ExNEPe ressaltou a importância do Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia, rememorando a história do evento e sua importância para as massas de estudantes hoje.
A professora Silvia, por sua vez, afirmou durante a sua fala sobre a importância de um olhar atento para os movimentos dos governos atuantes que, através de ações nos campos do financiamento, perpetuam o desmonte da bases educacionais.
Já a professora Gisele ressaltou que a defesa do currículo científico nas instituições de educação publica é um assunto latente, que escancara a barbárie se aproximando e assolando os campos científicos da educação.
Durante o momento de perguntas e intervenções, os estudantes questionaram quais a maneiras de engajar os estudantes e incentiva-los a participar da luta organizada.
Os palestrantes, por sua vez, afirmaram que esse é um processo que exige paciência, calma e muita pesquisa. Silvia, em uma fala emocionante, afirmou que não poderia responder pois ela também estava em busca desta resposta.
Finalizou-se o evento então com grandes aplausos e o público entoando:
PEDAGOGIA É UNIÃO!
NÃO DEIXA O MEC ACABAR COM A EDUCAÇÃO!




