CARTA-CONVITE AO 29º EPEPe
A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia (ExPEPe) convida estudantes de pedagogia e licenciatura, secundaristas, professores, ativistas, Centros Acadêmicos e grêmios de todo o estado para o 29° Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia (EPEPe). O evento ocorrerá no dia 25 de novembro, na Reitoria – UFPR no Prédio Dom Pedro I, em Curitiba-PR, com o seguinte tema: “Pela revogação imediata do Novo Ensino Médio! Em defesa do conteúdo científico e o direito de ensinar e aprender!”.
O EPEPe é um encontro de caráter político, científico e cultural, organizado de forma independente pela ExPEPe e apoiadores que desejam contribuir na construção do evento. A cada nova edição convidamos professores progressistas e defensores da educação a contribuir com debates a respeito de temas pertinentes à educação pública de nosso país, assim como preparamos nosso plano de lutas para guiar nossos próximos passos.
Neste ano, aprofundaremos o debate sobre o criminoso “Novo” Ensino Médio (NEM), que representa hoje o principal ataque ao direito da juventude de estudar e aprender e dos professores de ensinar. Após manifestações de estudantes revoltados com a contrarreforma, o Ministério da Educação (MEC) iniciou uma “consulta” pública à comunidade. Amplamente boicotada, a consulta serviu apenas como pretexto para a perfumaria que o MEC está dando hoje a esta reforma criminosa. A proposta apresentada mantém tudo que os estudantes e professores têm rechaçado nas inúmeras manifestações país afora como manutenção dos itinerários formativos trocando apenas de nome para outro pomposo (“percursos de aprofundamento e integração de estudos”), ensino integral, notório saber, Educação a Distância e a vinculação do NEM à criminosa Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em síntese, mantém-se a estrutura ideológica da contrarreforma do Ensino Médio, submetendo os estudantes da escola pública ao ensino da miséria, da resiliência do empreendedor de si mesmo, prontos para o subemprego que os aguarda tão logo saiam da escola, com diploma ou não.
No estado do Paraná, temos sentido na pele a constância de ataques que visam a privatização e precarização de nosso ensino publico bem a gosto dos tubarões da educação. No ano de 2022, o governo do Ratinho Jr. (PSD) firmou contrato milionário com a UNICESUMAR, impondo aos estudantes de todo o estado aulas híbridas, sem qualquer acompanhamento pedagógico. Neste ano, temos visto a sistemática implementação das plataformas na rede básica, ordenando aos professores a aplicação de conteúdos rasos, cobrando-os por uma produtividade absurda para atingir índices que escondem a realidade de precarização das escolas públicas paranaenses, como vimos no Colégio Estadual Panorama – Sarandi em vídeo gravado pelos estudantes. A aplicação do Novo Ensino Médio no Paraná serviu apenas para o governo encher os bolsos das grandes empresas tecnológicas (BigTechs) e tem sido um exemplo para todos os estados da nação, de como destruir a escola pública.
Fica evidente que o governo estadual e federal não estão interessados em ouvir e defender os direitos dos estudantes e professores, pelo contrário, são os verdadeiros responsáveis pela destruição do ensino! Com a não revogação do “Novo” Ensino Médio e o corte de verbas de R$332 milhões, o governo tem se desmascarado frente ao povo reafirmando uma vez mais seu compromisso com o setores privados como o Todos Pela Educação e demais inimigos do povo. Seguem aplicando a mesma política dos diferentes gerenciamentos de turno, a serviço dos monopólios internacionais, como o Banco Mundial e FMI a fim de formar professores e estudantes dóceis, resilientes e despolitizados, para que dessa forma não se revoltem contra as mazelas sociais e a carestia de vida vividas diariamente.
A história prova que não há outra saída aos estudantes e professores a não ser a luta independente e combativa, se guiando pelo caminho das grandiosas ocupações secundaristas de 2015 que derrotaram a reorganização escolar do atual vice-presidente Alckmin, e das ocupações de 2016 que teve seu início em nosso estado para logo espalhar por todo o país. Assim como seus exemplos mais recentes, a ocupação da escola Manoel Beckman (MA) e da ETEC CEPAM (SP). Somente trilhando o caminho das mobilizações de rua e greves de ocupação, faremos com que os inimigos da educação recuem.
Convidamos mais uma vez a todos os estudantes de pedagogia, licenciaturas, secundaristas, professores, CAs, DAs, grêmios, e demais entidades, a fazer parte desse grandioso encontro!
REVOGAÇÃO IMEDIATA DO NOVO ENSINO MÉDIO!
NÃO TEM REMENDO, NÃO TEM REMÉDIO, BOTA ABAIXO, O NOVO ENSINO MÉDIO!
ABAIXO O CORTE DE VERBAS NA EDUCAÇÃO!
DEFENDER O ENSINO PÚBLICO E GRATUITO COM UNHAS E DENTES!
—————-
Inscreva-se no 29º EPEPe.
—————-
Programação do 29ºEPEPe:
07:00 – 08:00 Café da manhã
08:00 – 09:30 Mesa de abertura e saudação das delegações
09:30 – 11:00 Mesa sobre situação politica
11:00 – 13:00 Almoço
13:00 – 14:45 Mesa “Pela revogação imediata do Novo Ensino Médio! Em defesa do conteúdo científico e o direito de ensinar e aprender!”
14:45 – 15:30 Grupos de discussão
15:30 – 16:30 Retorno a plenária
16:30 – 17:00 Café da tarde
17:00 – 19:00 Plenária final
19:00 – 20:00 Janta
20:00 – 22:00 Cultural