A Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe-SP) convida estudantes de pedagogia e licenciatura, secundaristas, professores, ativistas, Centros Acadêmicos e grêmios de todo o estado para o 26° Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia (EPEPe). O evento ocorrerá entre os dias 25 de novembro, na Unicamp, com o seguinte tema: “Com Greve de Ocupação Barrar o Sucateamento das Universidades Públicas, os Cortes de Verbas e o “Novo” Ensino Médio!”.
Abaixo segue a carta-convite e as inscrições para o 26º EPEPe.

CARTA-CONVITE AO 26º EPEPe
O “Novo” Ensino Médio, lei 13.415/17, foi aprovado em desacordo com amplos setores da sociedade, os alunos, professores, familiares e pesquisadores da área. A medida prometia melhorar o ensino, tornando-o mais atrativo e moderno, todavia, promoveu o esvaziamento do currículo de conteúdos científicos e a retirada de matérias, restringindo o acesso ao conhecimento, ao direito de aprender.
São Paulo é um dos estados em que a implementação da contrarreforma mais avançou. Vemos aos montes casos de estudantes que estão cursando apenas português, inglês, matemática e itinerários formativos, tais como “O que rola por aí” e “Brigadeiro Caseiro”. A situação é tão absurda que se tornou cada vez mais comum o boicote aos itinerários, substituindo-os por conteúdos correspondentes à formação acadêmica dos professores. Ademais, com o aumento da carga horária obrigatória, as escolas estão se tornando PEI – Escola de Tempo Integral e, para tanto, estão fechando turmas do período noturno. O próprio governo já havia anunciado o fechamento de cerca de 300 salas de aula. Considerando que muitos estudantes do ensino médio trabalham para ajudar na renda de casa, estes alunos ficam sem opção e isto tem ampliado a evasão exponencialmente.
Em abril, o governo Lula/Alckmin anunciou o adiamento da implementação do “Novo” Ensino Médio e abriu uma consulta pública para que a sociedade pudesse discutir sobre o assunto. Esse “debate”, no entanto, ocorreu por via online, estruturado de forma burocrática, não permitindo a crítica ao projeto, além de ignorar a falta de condições da população para o acesso à internet. Essa ferramenta serviu mais como uma manobra para frear a luta, considerando o crescimento das mobilizações que vinham ocorrendo desde o início do ano.
O resultado da consulta pública seria cômico, se não fosse trágico. O governo propõe uma reforma da reforma, mas mantém o que há de essencial na medida, como os itinerários formativos, a educação de tempo integral e o notório saber. Um verdadeiro engodo, visto que propagandeou que seria democrático e consideraria a opinião da comunidade escolar, mas desprezou todas as manifestações que ocorreram em repúdio ao NEM e exigindo sua revogação imediata, desde 2016, como as ocupações de escolas e universidades, bem como os posicionamentos de entidades nacionais da área, como Anped, ANFOPE e ExNEPe.
Fica evidente que o governo não está interessado em ouvir e defender os direitos dos estudantes e professores, pelo contrário, é o verdadeiro responsável pela destruição do ensino: poderia revogar a qualquer momento a medida, mas não o faz, dando prosseguimento a política de Temer e Bolsonaro. Portanto, não há outra via para os estudantes a não ser o da luta independente e combativa, se guiando pelo caminho das grandiosas ocupações secundaristas e de 2015, que derrotaram a reorganização escolar do atual vice-presidente Alckmin, bem como seus exemplos mais recentes, a ocupação da escola Manoel Beckman (MA) e da ETEC CEPAM (SP). Que esses senhores tremam diante da onda de greves de ocupação que vai incendiar o Brasil!
NÃO TEM DEFESA, NÃO TEM REMÉDIO! REVOGA JÁ O NOVO ENSINO MÉDIO!
OCUPAR TODAS AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES!
—————-
Inscreva-se no 26º EPEPe
Formulário: https://forms.gle/8DJLUuk2yAsx6LPN9
1 – As inscrições para o 26º EPEPe ocorrerão até a abertura do encontro.
2 – Os estudantes de Pedagogia e pós-graduação em Educação formados em Pedagogia inscritos deverão comprovar a matrícula no ato do credenciamento através de documento emitido pela instituição para ter direito a voto nas plenárias do encontro.
3 – A alimentação (café da manhã, almoço e janta) será servida de acordo com a programação do encontro, que será divulgada com detalhes em breve.
MODALIDADES
Modalidade 1: Alimentação, kit credenciamento e certificação
• Café da manhã, almoço e janta + kit credenciamento + certificação de 10 horas → 35,00
Modalidade 2: Kit credenciamento e certificação
• Kit credenciamento + certificação de 10 horas, sem alimentação → 5,00
Modalidade 3: Isenção
• Kit credenciamento + certificação de 10 horas, sem alimentação
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário ou transferência:
Agência: 0001
Conta: 8988200-2
Banco: 0260 – Nu Pagamentos S.A.
Nome: Daniel Yuri Akiyama
PIX – chave: 26epepe.pedagogia@gmail.com
Enviar o comprovante para o e-mail: 26epepe.pedagogia@gmail.com
ISENÇÃO
Conforme estabelecido no Estatuto da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia, será concedida isenção do valor da inscrição para qualquer estudante que a solicite, desde que apresente a documentação comprobatória exigida.
A solicitação deverá ser realizada até 22/11/2023 através do e-mail 26epepe.pedagogia@gmail.com após o preenchimento do formulário de inscrição.
Após preenchê-lo, o solicitante deverá enviar foto ou imagem escaneada em boa qualidade de documento de identificação com foto, comprovante de cadastro no NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de matrícula na instituição de ensino.
A modalidade de inscrição com isenção do valor garante direito a participação em todas as atividades do 26º EPEPe e ao certificado de participação correspondente. Esta modalidade de inscrição NÃO inclui alimentação nem alojamento.
As solicitações de isenção deferidas serão divulgadas no dia 23/11/2023.
Formulário: https://forms.gle/8DJLUuk2yAsx6LPN9