Nos dias 21 e 22 de setembro a ExPaEPe esteve presente no VII Encontro dos Estudantes de Pedagogia, evento realizado pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Pará campus Abaetetuba, cujo tema foi “Potencialidades e (Re) Organização do Trabalho Pedagógico: reflexos, desafios e construções”. No evento, a ExPaEPe foi convidada a estar na mesa do dia 21 com tema “Educação e resistência: pela formação plena de professores e pela revogação imediata da BNC – FP”, onde pode apresentar o histórico de lutas da ExNEPe pela revogação da BNC FP para estudantes do interior do estado do Pará.
Saudamos desde já a iniciativa do CAPED da UFPA/campus Abaetetuba e estudantes da comissão organizadora do evento, que funcionou exemplarmente e deu mostra de que o ME não só pode como deve tomar parte da direção das universidades, lutando para defendê-las e conquistar democracia, autonomia e um ensino e produção científica a serviço do povo. O evento contou com outras mesas com temas como desafios do trabalho pedagógico, trabalho pedagógico em sistemas penitenciários, além de oficinas e minicursos.
Durante os dois dias, a ExPaEPe além da participação na mesa da BNC-FP e intervenção em outras contribuindo com os debates, montou uma banquinha para realizar autossustentação na luta por persistir na independência. Ao mesmo tempo fez uma grande propaganda com venda de mais de 70 boletins com resumos de notícias da luta pela revogação do NEM e BNC-FP, contra os cortes de verbas e do vitorioso 25º FoNEPe! Além disso, estudantes de pedagogia e licenciaturas deixaram contato com interesse de conhecer e participar da ExPaEPe.



Ainda vale destacar que para garantir a ida de companheiros da ExPaEPe para o evento, ao longo das semanas anteriores atividades de autossustentação como caderninho de ouro e banquinha de venda de palha italiana e boletins foram realizados na Universidade do Estado do Pará (UEPA).


Cresce, cresce, por todo o Brasil: o novo movimento combativo estudantil!