A ExNEPe saúda calorosamente os estudantes do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís, Maranhão, pela ocupação de sua escola. Num contexto de crescente insatisfação por parte de estudantes secundaristas e professores de todo o país com a imposição do fracassado “Novo” Ensino Médio, a ocupação que os companheiros e companheiras deflagram nesse momento serve de inspiração a toda juventude indignada com essa contrarreforma criminosa e aponta o caminho para que o movimento estudantil secundarista e universitário se lance para desencadear uma grandiosa onda de ocupações de escolas e universidades de todo o país pela imediata revogação do NEM e contra os demais ataques a educação publica e gratuita. Viva a ocupação do colégio Manoel Beckman!








Reproduzimos abaixo mensagem divulgada pelos estudantes no portal Instagram do Grêmio estudantil Preto Cosme após deflagração da ocupação:
No dia de hoje damos um grande passo pro movimento estudantil independente, classista e combativo em todo o país. Nos juntamos efetivamente com as maiores experiências dos estudantes, em especial das gloriosas greves de ocupação de 2015/2016, que tomamos com muito orgulho como as mais importantes táticas de mobilização e politização das mais amplas massas estudantis. Estamos cumprindo o definido coletivamente pelas nossas Assembleias, mobilizações, panfletagens, aulões que, ao todo, contaram com a participação de centenas de estudantes.
Já tivemos aulões pré-vestibular, fizemos limpezas nas salas, debatemos nosso futuro e estamos construindo uma luta fundamental para o movimento estudantil independente.
Decretamos nossa greve de ocupação! Esta construída há tempos, como compromisso e entendimento de que os estudantes independentes devem se revoltar contra toda destruição do ensino público. Além de levantarmos as pautas de reivindicação pela situação precária da escola, exigindo a reforma da sala de artes, da quadra poliesportiva etc., e, principalmente pela revogação imediata do “Novo” Ensino Médio!
Divulgue a luta dos estudantes!
Ocupe sua escola e universidade!
Pela Revogação Imediata do Novo Ensino Médio!
Cresce por todo o Brasil o Novo Movimento Combativo Estudantil.
Como forma de divulgação e politização acerca das reivindicações dos estudantes do colégio Manoel Beckman, o Grêmio Preto Cosme também produziu o panfleto abaixo e que pode ser baixado aqui.
CONTRA A PRECARIZAÇÃO DE NOSSA ESCOLA,
LUTAR CONTRA O NOVO ENSINO MÉDIO!
PELO FUTURO DE NOSSA JUVENTUDE!
Nos últimos anos, os poderosos que governam nosso país têm atacado violentamente a nossa Educação pública: somam-se cortes, congelamentos de verbas e tentativas desenfreadas de implementar novos modelos de ensino, como o EAD.
Para o sistema, não é de nenhum interesse que os jovens filhos do povo possam ter acesso a uma educação digna e de qualidade, que possam entrar numa universidade pública, que sejam conscientes de seu papel e de sua força, que possam compreender a realidade que os cerca para transformá-la. Esperam que nos reduzamos a vagar pelos corredores da nossa escola com a cabeça sabe-se lá aonde, a assistir passivamente nas salas de aulas um conteúdo cada vez mais descaracterizado, a aceitar de maneira alienada a precarização das condições para ensinar e aprender.
Ano após ano, a situação piora. Falta tudo. Desde papel higiênico, merenda, computadores até professores e funcionários. Muitos de nós, estudantes, somos forçados a largar nossos estudos para trabalhar e sustentar nossas famílias. Muitos professores têm de trabalhar em duas, três, quatro escolas apenas para poder fechar o mês. A evasão escolar segue em níveis alarmantes.
Qual a resposta que os governos dão para esta situação alarmante? Mais investimentos nos sistemas públicos de ensino? Contratação de professores? Assistência estudantil? Claro que não! A resposta do governo é o famigerado Novo Ensino Médio: retirar os conteúdos científicos de nosso currículo, precarizar ainda mais o trabalho dos professores e enfiar goela abaixo um monte de banalidades para tomar nosso tempo, chegando ao absurdo de implementar disciplinas como “Brigadeiro Caseiro”, “Mundo PET. SA”, “Vivendo de Boa”, e muitas outras mais.
Cadê os itinerários científicos que foram prometidos? Cadê a tal opção de escolha que o governo tanto propagandeou? Tudo balela! Não há escolha para o jovem, era tudo mentira! Quando chegar a hora do vestibular, onde todos os conteúdos das disciplinas que nós não tivemos serão cobrados, qual a perspectiva que teremos de ingressar numa universidade pública?
SE ORGANIZE CONOSCO, VAMOS LUTAR PELA
NOSSA ESCOLA!
Como estudantes do C.E. Manoel Beckman, lançamos este apelo a todos os demais estudantes, trabalhadores da educação e terceirizados a lutarmos de maneira unificada contra os ataques à educação pública e por melhorias na nossa escola.
Queremos um ambiente escolar democrático, seguro, confortável, com o nosso cariz, respeitando a nossa diversidade, nossos interesses e demandas, e que principalmente nos garanta o direito de ensinar e aprender. Representados pelo Grêmio Preto Cosme, demandamos:
Posicionamento da diretoria do C.E. Manoel Beckman contra os cortes de verba, a precarização do colégio e o Novo Ensino Médio.
Apresentação, pela diretoria, de um prazo para a construção da Quadra poliesportiva para proveito de todos os alunos.
Reforma da Sala de Arte para proveito de todos os alunos.
Garantia de atendimento psicológico aos alunos.
Estabelecer constantes assembleias que reúnam pais, alunos, professores e equipe técnica para debatermos questões pertinentes à nossa escola.
Disponibilizar um espaço em que os discentes possam ter plena assistência PSICOLÓGICA, com apoio do setor pedagógico. Ao mesmo tempo, sendo um local democrático à disposição de toda comunidade, integrando os estudantes e combatendo na prática a evasão escolar!