Foi realizado o vitorioso Pré-FoNEPe na Universidade Federal de São Paulo campus Guarulhos no dia 01 de julho, reunindo cerca de 20 estudantes para debater o “Novo” Ensino Médio e discutirem a necessidade imediata de revogação. O debate foi promovido pela ExNEPe e convidou a Prof. Dra. Marcia Jacomini, uma das maiores pesquisadoras sobre mudanças curriculares, como o NEM e a BNCC, além de ter grande foco em gestão democrática na rede pública de ensino.
Houve uma discussão intensa e participativa entre os estudantes e a professora, foi unânime a afirmativa de que o NEM é uma destruição para o ensino brasileiro, e visa atacar o direito dos estudantes de aprender. A professora Jacomini afirmou que: “existe uma discussão/debate sobre o “Novo Ensino Médio desde 2016, mas que é unânime o rechaço a ele, que não é correto, que não presta”. Nesse sentido, todos os setores que lutam pela educação do povo estão unidos contra tal contrarreforma, desde o momento em que foi proposta. Já que esse novo modelo apenas beneficiará os grandes empresários, que serão favorecidos com empregados sem formação, além das fundações e institutos alinhados aos interesses do Governo, do Banco Mundial e seus aliados.


No debate, Jacomini deixou claro que há 2 grupos atualmente: aqueles que querem fazer a reforma da reforma e, o segundo, que deseja revogar totalmente o NEM. Entre os primeiros, estão o governo e seus apoiadores imobilistas, como UNE e Ubes, que apenas dão continuidade a este ataque ao ensino, com supostas propostas de mínimas mudanças. O segundo, por outro lado, como a professora Jacomini ressaltou, é composto em sua maioria pelos estudantes e eles são os capazes de destruir o “Novo” Ensino Médio. No debate foi ressaltado como é somente com a intensa mobilização dos estudantes que haverá mudanças verdadeiras, como foi dito pela Dra:
“eu acredito que é possível revogar a reforma do Ensino Medio, mas isso só pode acontecer apenas com a ampla mobilização dos estudantes, indo para rua, fazendo atos contra a essa destruição do ensino”.
Ao final, o companheiro representante da ExNEPe informou sobre o FoNEPe e convidou todos para conhecer as lutas que a Executiva tem travado.