A ExPAEPe realizará uma jornada de pré FoNEPe’s para intensificar a mobilização para o 25º FoNEPe e a arrecadação de recursos para garantir a ida da delegação do estado do Pará. Os pré fonepes servirão também para elevar a luta estudantil em defesa dos direitos atacados.
O primeiro pré fonepe será na UFPA campus Castanhal, dia 14/06 das 16 as 19 horas. Os estudantes da universidade sofrem com diversos problemas fruto da precarização das universidades públicas, mas principalmente com a falta de um Restaurante Universitário. O campus já conta com uma estrutura pronta para receber um RU, porém a universidade alega que “não há demanda para abrir”. Junto da luta pela revogação contra o Novo Ensino Médio será discutido no pré fonepe os problemas da universidade, apontando ao estudantes o caminho da luta independente e combativa.

Em seguida, no dia 15/06 haverá o pré fonepe na Universidade do Estado do Pará, campus CCSE em Belém. O pré encontro acontecerá em dois turnos (tarde e noite), e será realizado em conjunto com o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPE). O pré fonepe na UEPA terá um significado especial, pois acontecerá dois dias depois de uma manifestação marcada para o dia 13/06 a qual a ExPAEPe tomará parte, contra a precarização da UEPA e exigindo contratação de professores. Os cursos da UEPA, em particular as licenciaturas e em especial o de pedagogia estão numa situação calamitosa pela falta de professores na capital e interior. Diversas disciplinas são ofertadas sem que haja professores para lecioná-las, todas as semanas alunos vão embora mais cedo por falta de professor, e veem sua formação prejudicada. Na UEPA, o pré fonepe terá como tema “Contra a precarização das licenciaturas e pela revogação imediata do Novo Ensino Médio!”.



No dia 27 haverá a mobilização para o Dia Nacional de Luta pela Revogação do “Novo” Ensino Médio, no dia 30/06, será o pré fonepe na UFPA campus Abaetetuba, e na primeira semana de julho ainda haverá os pré fonepes na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, em Belém) e na UFPA campus Abaetetuba polo Acará!
Essa jornada de lutas culminará na ida ao FoNEPe, que sem dúvida nenhuma será um grande salto na luta dos estudantes de pedagogia na defesa do ensino público, gratuito e a serviço do povo!