A ExPAEPe conformada após o vitorioso 26º Encontro Paraense de Estudantes de Pedagogia realizado no mês de maio tem se lançado a aplicar a consigna de que “A ExNEPe é pra lutar: o imobilismo não vai nos segurar!”. Aplicando o plano de lutas estadual aprovado no encontro, estudantes de pedagogia de diferentes universidades, da capital e do interior do estado se mobilizaram para propagandear o evento confeccionando murais com fotos e a notícia do encontro, bem como divulgação das redes sociais da ExPAEPe.
Os painéis, que foram confeccionados na UEPA campus CCSE (Belém), na UEPA campus Maracanã, UFPA campus Abaetetuba e UFPA campus Castanhal.
Em Belém, enquanto o mural era confeccionado estudantes passavam e viam curiosos as fotos, mesmo dois estudantes, uma de história e outro de matemática ajudaram na confecção e ficaram interessados em saber mais.
Em Castanhal, diversos estudantes de pedagogia, ao verem a confecção do mural ficaram também curiosos, se animaram em ver as fotos e a companheira da ExPAEPe explicou sobre o evento, apresentou o plano de lutas e já há a mobilização para construir um pré FoNEPe no campus. Em Abaetetuba também foi feito um mural, e os estudantes tem se mobilizado para construir em junho um pré FoNEPe e em setembro o Encontro dos Estudantes de Pedagogia.
Em Maracanã, estudantes de pedagogia também se mobilizaram para confeccionar um mural e junto fizeram uma nota de denúncia sobre a tentativa de assassinado no último dia 12 do cacique Lúcio Tembé, do povo Tembé, em Tomé-Açu na região nordeste do estado do Pará. Em Maracanã, o curso de pedagogia da UEPA não conta com um prédio próprio, tendo as aulas que ser realizadas em salas cedidas por uma escola pública da cidade, e os estudantes lutam contra a precarização crescente.
A confecção destes murais é só um primeiro passo na construção de um movimento estudantil combativo e independente! A Executiva Paraense seguirá na luta por organizar estudantes de pedagogia na defesa do curso, do ensino público, gratuito e a serviço do povo, pela revogação da BNC-FP e do Novo Ensino Médio!











