No dia do estudante combatente diversos atos e agitações aconteceram em BH e na região metropolitana elevando o protesto estudantil, exigindo em alto e bom som a revogação imediata da criminosa reforma!
No domingo dia 26/03, numa reunião online a ExMEPe e estudantes secundaristas e professores das cidades de Contagem, Betim, Belo Horizonte e Vespasiano deliberaram construir atos e panfletagens nas escolas dos estudantes presentes no dia do estudante combatente, convocando os estudantes a fazer parte da Frente Estudantil pela Revogação do Novo Ensino Médio/BH e região, e assim dar salto nesta luta.
Seguindo as deliberações, no dia 28 os estudantes da Escola Estadual Machado de Assis da cidade de Vespasiano na região metropolitana de BH realizaram manifestação junto a ExNEPe. Dezenas de estudantes em manifestação tomaram as ruas da cidade exaltando o dia do estudante combatente, a memória de Edson Luis e principalmente reivindicou a revogação do novo ensino médio!
Um dia antes os estudantes confeccionaram cartazes e a faixa. Às 07h os estudantes se concentraram na escola, e logo saíram em manifestação em direção ao Ministério Público, caminhou em direção a prefeitura e depois a Secretaria de Educação da cidade. Lá os estudantes realizaram falas e reivindicaram a revogação perante todos.
Durante todo o ato os estudantes entraram palavras de ordem como: “12345 mil, ou para a reforma ou paramos o Brasil” e “A nossa luta unificou é estudante junto com o professor”! O ato contou também com a participação e apoio da comunidade escolar, em especial dos professores que estão sendo prejudicados e também reivindicam a revogação do NEM.




Ainda no dia 28, ativistas da ExMEPe panfletaram em frente ao CEFET e a Escola Estadual Maurício Murgel, distribuindo mais de 400 panfletos convocando os estudantes a fazerem parte da Frente Estudantil pela Revogação do NEM. Os panfletos foram muito bem aceitos, os estudantes mostravam toda sua indignação e rechaço ao NEM.


E para encerrar o dia, um ato foi organizado pela ExMEPe na Faculdade de Educação da UFMG, com agitação no hall do prédio, foram puxadas palavras de ordem e feita uma homenagem ao estudante Edson Luís. Um representante da ExMEPe fez a denúncia do NEM, seu caráter privatista e obscurantista, apontou a necessidade da luta pela revogação dar salto e não cair na demagogia de “reformar a reforma” do atual governo, e apontou como só uma nova onda de ocupações vai garantir a vitória estudantil e jogar o NEM na lata de lixo da história. Outra companheira da ExMEPe fez uma homenagem ao Edson Luís ao ler sua biografia e chamar a luta naquele dia para honrar seu legado, e junto foi prestada uma homenagem a Walkíria Afonso Costa, que foi estudante da FaE/UFMG e dá nome ao diretório acadêmico do prédio, grande heroína do povo. Outros estudantes e movimentos interviram, e ao fim foi colocado que aquele era só um passo, que muitas outras mobilizações seriam feitas. E a ExMEPe convocou os estudantes a dia 30/03 ao ato a ser realizado em frente a reitoria contra a ameaça de aumento do bandejão da UFMG.


Encerrando as mobilizações do dia, no dia 29 estudantes de enfermagem da UFMG seguindo a convocação da ExNEPe para o dia 28 confeccionaram um painel com fotos das lutas dos profissionais de saúde pelo pagamento do piso e colaram no DA do curso de enfermagem no campus Saúde da UFMG.

O 28 de março de 2023 foi um vitorioso dia de luta em MG, será o início de grandes mobilizações estudantis que vão atormentar os privatistas e reacionários até a conquista da revogação do Novo Ensino Médio bem como vai se somar as lutas dos trabalhadores na defesa dos direitos do povo!
Viva o Dia do Estudante Combatente! Edson Luís, presente na luta!
Revogação Imediata do Novo Ensino Médio!
Avante juventude, a luta é o que muda, o resto só ilude!
Cresce por todo o Brasil o novo movimento combativo estudantil!