[PE] Encontro Estudantil é realizado no Centro de Educação da UFPE!

Na manhã do dia 9 de novembro foi realizado um vitorioso encontro estudantil mobilizado pelo Comitê de Lutas – Pedagogia UFPE e pela Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia no Centro de Educação da UFPE. A atividade, realizada na primeira semana de férias na sala do Diretório Acadêmico de Pedagogia – Remís Carla, iniciou-se com uma faxina do espaço que estava empoeirado e sujo, prosseguindo com a ornamentação do espaço com bandeiras de luta e cartazes do Comitê de Lutas e ExNEPe. 

No cine-debate acerca da Greve da UNIR, os estudantes reforçaram a necessidade de romper com o oportunismo, como fizeram os estudantes na luta pela conquista da gratuidade do ensino superior, como também na própria greve da UNIR.

Foi colocado na discussão a necessidade de não esperar que as reivindicações cheguem mas que sejam conquistadas através da luta como vem acontecendo no Centro de Educação, onde o movimento estudantil combativo conquistou novos bebedouros através de abaixo-assinado, panfletagens, passagens em salas, manifestações e realizações de eventos, mesmo sofrendo censura da burocracia universitária e campanha de difamação do oportunismo, fazendo com que o CE seja o único centro da universidade com novos bebedouros.

O debate também acentuou a tática da Greve de Ocupação como a mais avançada para o movimento estudantil e de sua imprescindível aplicação na UFPE, dando exemplos de vitórias onde foi praticada recentemente além da UNIR, como na UFGD, UFPR e mais recentemente na UFSC, IFSP e na USP com participação ativa da ExNEPe.

Em seguida, os estudantes realizaram a confecção de um Mural de Lutas CE/UFPE com as importantes mobilizações estudantis desempenhadas na universidade, apresentando lutas elementares disseminadas pelo movimento estudantil classista e independente. Enfim, a atividade encerrou-se com a distribuição de um boletim da ExNEPe acerca do Co-Governo Estudantil, dando continuidade com uma vigorosa atividade cultural envolvendo apresentações de músicas com violão e gaita como “Aguilhões” da artista independente Jacinto, “Rompendo Grilhões” de Zé Bentão, versões de Chico Buarque, Legião Urbana, canções populares e declamações de poemas do Castro Alves assim como também de autoria dos próprios estudantes presentes.

Deixe um comentário