Os alunos da Universidade de Pernambuco se mobilizaram para organizar o Dia Nacional de Luta da Pedagogia após a convocação e divulgação do panfleto lançado pela EXNEPe.
Em sala de aula, aos estudantes, foi explicado o significado e a importância do 23 de novembro para a luta em defesa da educação brasileira e das liberdades democráticas.

Entendendo a importância de executá-lo na UPE e denunciar a Fascistização do Estado Brasileiro, a condenação dos 23 ativistas que participaram das jornadas de junho de 2013, a BNCC privatista e o projeto escola sem partido que retira a discussão política das salas de aulas os alunos de pedagogia fizeram cartazes e participaram de um ato na frente da universidade.

O ato político dos estudantes defendeu, com a exposição de uma faixa e de cartazes, o direito de se organizar, o livre pensamento, a educação pública e gratuita, relembrando a todos o boicote das taxas de matrículas na UPE PETROLINA.

Os estudantes denunciaram ainda a perseguição fascista do governo à organizações populares e ativistas que foram para as ruas diante das arbitrariedades e crimes contra o povo brasileiro na preparação e nos “bastidores” da COPA DE 2014. Foi ressaltado que a criminosa BNCC vem com o propósito de acabar com o estudo e discussão das ciências humanas na educação brasileira. Os estudantes e trabalhadores, que ouviram e receberam os panfletos da EXNEPe, foram convocados a lutar em defesa dos seus direitos.
